quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Preocupaçao e ansiedade..........

O que é preocupação?
Em termos simples, é a ocupação do nosso tempo presente e das nossas energias pensando em algo que está no futuro. Que poderá ou não acontecer.
E ansiedade?
Também simplificando, é a preocupação exagerada. É quando a preocupação vira doença (taquicardia, palpitações, perda de sono, etc.).
Podemos fazer uma comparação entre tristeza (que é a ausência de alegria) e melancolia (que é a tristeza exagerada, a tristeza em seu estado mórbido). Mas, isso fica pra nossa próxima conversa.
Voltemos à preocupação e ansiedade.
John Lennon falava que a vida acontece enquanto nos preocupamos com o futuro.
Pois bem, quem não conhece alguém que gasta seu tempo em fazer planos para o futuro e esquece das suas tarefas diárias, esquece de viver o dia de hoje, esquece de viver o tempo presente?
Quem não conhece alguém que fica ansioso, toma calmantes, perde o controle, toma decisões precipitadas por conta de eventos futuros?
Que vive sempre pensando: E se, e se, e se...?
A preocupação na dose certa é um tipo de defesa que nós herdamos lá dos nossos antepassados, lá do homem das cavernas.
Eu vou sair. Mas, e se o bicho me pegar? Daí, ele se preparava, aprontava sua lança, espreitava... e só depois saia.
Hoje o que acontece?
Antes de sair, nós verificamos se desligamos o gás, se trancamos a porta, se estamos com o celular, evitamos as ruas escuras, etc., etc.
Isto é saudável! Isto é defesa!
O exagero é doença!
Não somos oniscientes, ou seja, não sabemos de tudo!
Não somos onipotentes, ou seja, não podemos tudo!

Não devemos nos acomodar, pois isso é passividade.
Devemos sim, procurar a sabedoria para encarar as necessidades do nosso dia-a-dia.
Sempre procuro ter no meu pensamento uma passagem bíblica de Eclesiastes (permitam-me os de outras crenças) que diz mais ou menos assim:
Há tempo para tudo. Há tempo para semear e há tempo para colher. Há tempo para esperar e há tempo para agir.
Para finalizar, gostaria de transcrever a Oração da Serenidade:
Deus, concedei-me forças e energia para mudar as coisas que posso mudar.
Dai-me paciência e serenidade para aceitar as que não posso mudar.
E dai-me, principalmente, Pai, sabedoria e lucidez para distinguir uma das outras.

Até a próxima e fiquem em PAZ!

www.danielejaccoudnit.blogspot.com
jaccoud@yahoo.com.br

6 comentários:

  1. Demócrito afirmou " As esperanças dos tolos é desprovida de razão", o que pretendo dizer com isso, a esperança é um sentimento baseado na emoçao de se esperar algo , entao nesta esperança de que algo seja concretamente melhor a frente , podemos nos desconcentrar e perder a razao, ou melhor a racionalidade, já dizia um outro filosofo, que agora nao me recordo quem é, "quem espera nao chega a lugar nenhum", nao pretendo aqui condenar a quem viva na esperança, nada disso, mas sim mostrar que nao nos deixemos levar na emoçao e sim sejamos guiados pela razão, atingiremos metas e objetivos ao agir com a razao e ir em busca do melhor para nossa existencia, ficar na esperança que a Felicidade venha ao nosso encontro é perder precioso tempo,mais eficaz e produtivo é fazer com que nós é que possamos ir até a felicidade, a Felicidade pode ser uma coisa para mim e outra para um outro ser, eu sempre me guiei na emoçao, e dei me mal, nao ajo ainda com a razao, mas pretendo ser mais racional que emocional, estou plenamente perdido no mundo e olha só com extrema racionalidade admito isto, agisse na emoção talvez me enganasse mais ainda pelo meu estado, as decisoes em cima da emoçao , tendem a ser as mais desprovidas de exito.Entao quando o Filosofo afirma que as esperanças dos tolos é desprovida de razao, é que em nossa vida quando ficamos na espera de algo, acabaremos nos tornando uns tolos e crendo em tolices das mais variadas, sem ter a companhia da razao a emoçao da espera , nos fara apenas ficar esperando e a vida passando, e a gente esperando, é preciso que a Razao nos tome conta e que de fato ajamos e nao esperemos.Nao quero com isso fazer com que pensem de forma igual a mim, mas jogo este meu texto para reflexao positiva ou negativa, aberto ao dialogo.

    ResponderExcluir
  2. "A ansiedade é horrivel e angustiante.Hoje é segunda e já estou vivendo o sábado. Penso em para onde eu vou, que roupa vestir..."
    Camile Vidal

    ResponderExcluir
  3. Platão disse: "Quem deseja ,deseja uma coisa que lhe falta e nao deseja o que nao lhe falta, e por conseguinte o que nao se tem, o que nao se é...."

    Entao partindo desta afirmaçao, tentarei argumentar da seguinte maneira e corrijam me caso esteja errado, nós como condiçao de humanos e na tentativa de nos enquadrar dentro dos parametros e valores que a vida nos mostra, seremos eternamentes insatisfeitos , pois estamos sempre em busca do que nao somos, do que nao temos, do que nos falta, entao talvez e possa ser que esteja errado, porque nao nos colocamos na posiçao de questionar o que nao nos falta, o que nao desejamos, o que temos , o que somos , e aí sim nos entendermos como seres , pessoas, a nossa eterna luta para termos o que nao temos, faz com que cada a dia os consultorios psicanalisticos estejam abarrotados , pois o ser humano sempre quer entender o que nao é, raramente e novamente me corrijam , procura se terapia para entender o que somos, em maioria se procura ajuda para saber o porque do que nao somos, sei que a argumentaçao pode colocar a quastao para um debate mais amplo, sempre teremos ansiedade pelo que esta por vir, porque nao se vive no agora, a preocupaçao do ser humano é sempre com o que
    poderá acontecer e nao em olhar para si e ve que o agora deva ser vivido e corrigido no agora , e nao no para a frente, sei que minhas argumentaçoes poderão suscitar opinioes das mais diversas, eu enquanto ser nao me entendo agora e tenho quie procura esta soluçao no agora, poiis no para frente terei que acertar o erro do agora e sedimentar o caminho para o por vir, nao sei me fiz entender, espero que sim,alias estou numa fase de simplesmente procurar me conhecer, pois cheguei a conclusao que se eu nao me conheço, nao será outro que ira me conhecer, melhor dizendo, talvez de fato que algume me mostre o cminho para que eu em me conhecendo nao sofra tanto com minhas angustias ou ansiedades.

    ResponderExcluir
  4. " Debaixo do céu e da terra há momento para tudo e tempo certo para cada coisa."
    Amor

    ResponderExcluir
  5. " Ansiedade é uma merda !!
    Até na hora de gozar ou sentir o orgasmo ela prejudica. O homem brocha ou tem ejaculação precoce e a mulher, fica a ver navios."
    Maga

    ResponderExcluir
  6. " Ansiedade é uma coisa que mata.
    Sinto nervoso, tonteira, tremedeira e aflição."
    Lala

    ResponderExcluir